Na última terça-feira foi inaugurada a Exposição de Pintura "Momentânea", com pinturas de Anderson Queiroz, Leonan Denevitz e Rodrigo Gomes expostos na Biblioteca Virtual do Ciep 275 em Itaocara.
A Exposição pode ser visitada até o dia 18 de fevereiro.Henrique Resende escreve sobre a Exposição:
Momentânea
Há alguns anos, precisamente em 1999, durante minhas primeiras experiências no ensino da pintura, tive a oportunidade de conhecer e iniciar uma convivência com os três artistas que hoje fazem parte desta exposição. Àquela época, já me chamava a atenção uma característica que ainda podemos observar até mesmo de maneira mais evidente que é a experimentação. Anderson de Paula, Leonan Denevitz e Rodrigo Gomes, embora usando como suporte a convencional tela (que muitas vezes são montadas sobre painéis de madeira), abusam positivamente de variados tipos de tintas e afins, como se as incertezas da busca dialogassem com a necessidade de uma resposta, trazendo para os trabalhos algo muito humano e próprio dos artistas expressionistas. Aliás, esse experimentalismo pode ser notado não só no uso dos materiais como também nas inúmeras texturas produzidas pelas ferramentas próprias ou não dos pintores.
Cada um a sua maneira, constroem as suas imagens através de um mesmo conceito pictural: criar no plano bidimensional, espaços contemporâneos e neo-expressionistas. Em muitos trabalhos os três pintores deixam transparecer cenas autobiográficas e densamente construídas por universos quase sempre sombrios. Anderson chega ao resultado de forma mais violenta e visceral. Leonan mostra uma personalidade mais lírica e Rodrigo toca nos sentimentos de maneira mais elaborada. Isso é um pouco do que podemos perceber agora. Amanhã pode ser diferente. MOMENTÂNEA!
Henrique Resende
Artista Plástico e Secretário Municipal de Cultura
Anderson, Rodrigo, Henrique e Leonan |
Os artistas falaram sobre o projeto:
-Gosto da idéia de trazer a exposição para este espaço e com isso aproximar ainda mais a obra às pessoas, principalmente crianças que muitas vezes não teríam a oportunidade de participar diretamente de uma exposição de arte.Crescer com esse relacionamento é importante.
Penso que este projeto também ajudará para que outros espaços sejam "descobertos, como galerias", interligando o ciclo: O ARTISTA, A OBRA E O PÚBLICO.
Agradeço muito às pessoas que participaram desse projeto, àquelas que ainda visitarão, outras que estarão trazendo turmas escolares para visitação e aos que não poderem visitar a exposição pessoalmente, porém, acessarão a Exposição virtual ainda esta semana aqui no ALDEIAVIVA, (Rodrigo Gomes).