sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Exposição São Sebastião - Casa da Cultura de Aperibé

Na quarta-feira, 12 de janeiro, foi aberta na Casa da Cultura de Aperibé uma exposição em homenagem ao padroeiro do município intitulada “São Sebastião – O Padroeiro de Aperibé na Visão de 31 Pintores”. São 31 telas de tamanhos padronizados de 50x70 cm de alunos do Ateliê Chácara da Pedra do artista plástico Henrique Eccard Resende. Além de um trabalho do próprio instrutor Henrique também expuseram os trabalhos os alunos dos municípios de Aperibé, Cambuci, Santo Antônio de Pádua e Itaocara.
Para a aluna Vânia Pena Manhães Mangueira que falou em nome dos demais alunos expositores que é um prazer enorme estar pela quinta vez com o grupo unido em mais uma exposição coletiva. “Desde o início houve uma interação muito grande. Essa em especial por duas razões: a primeira é fazer um trabalho envolvendo a vivência de um hoje como Sebastião, um exemplo de vida Cristã e a segunda é estar expondo aqui na Casa da Cultura,” declarou.
Segundo o presidente da Casa da Cultura, Marcelo da Cunha Hungria, as telas representa diferentes momento da vida do soldado romano. “Uma mistura de fé, história e muita arte que ficaremos eternamente gratos a todos por terem aceitado ao convite feito por Leandro Rabello Batista na produção da exposição com exclusividade para os festejos do padroeiro da nossa cidade. O sucesso deste espaço da cultura que recentemente completou três anos tem muito a agradecer ao Ateliê Chácara da Pedra pelos momentos de pura emoção pelos trabalhos aqui expostos,” argumentou.
De acordo com o proprietário e instrutor do Ateliê Chácara da Pedra, Henrique Resende, é uma alegria consegui reunir tantos pintores dos municípios de Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Cambuci e Itaocara e dos distritos Laranjais e Batatal. “Todo mundo abraçou a ideia que surgiu após uma conversa com o Leandro. Então lancei a ideia e todos gostaram e veio o convite oficial do Marcelo e do Padre José Maurício, aceitamos a proposta e agradecemos muito por este convite. Essas telas foram feitas especialmente para essa exposição e além de mim que já doei a minha obra para a igreja muitos também irão doar os seus trabalhos,” destacou.
Para finalizar Henrique disse que poder participar dessa exposição aqui em Aperibé é muito gratificante. “Eu sou aperibeense, porque a minha mãe é nascida aqui em Aperibé. Então esse momento para mim é de muita alegria em poder realizar esta exposição junto com os outros trinta artistas,” frisou.
- Eu considero a arte uma forma de dar sentido ao mundo e fazer com que as pessoas tenham esse olhar mais próximo e essa troca com o trabalho. E creio que a arte tem uma relação muito grande com a religião numa forma de materialização do espírito, assim como a religião no entendimento do espírito. – Concluiu Henrique Resende.
A exposição conta com telas de Henrique Resende, Veraluzia Macedo, Suzana Rimes, Wanda Leite, Aristeu Bucker, Cláudia Câmara, Polyanna Bucker, Diva Camara, Benvinda Mousse, Neide Aguiar, Hildette Aguiar, Márcia Azevedo e Maicon Corrêa Ribeiro (Itaocara), Cedenir Florentino (Laranjais – Itaocara), Wanderléa Faria (Batatal – Itaocara), Leandro Rabello, Vânia Manhães, Nilza Batista, Lúcia Moreira, Andreia Câmara e Silvia Curty (Aperibé), Regina Viégas, Marina Lopes, Eliza Bastos e Maria Heloisa Nunes (Santo Antônio de Pádua) e Odete Macieira, Tânia Saldanha, Isabel Pontes, Penha Maia Brandão, Magali Gama e Edimar Mello (Cambuci).

2 comentários:

  1. Anderson, este texto é de sua autoria ou é o publicado no Jornal da Região?

    ResponderExcluir
  2. Luiz,este texto foi enviado por Ronnie(Prefeitura de Aperibé), que sempre nos envia material para ser publicado.
    Se caso vc tenha algum material para ser publicado ou alguma forma de publicar nossos eventos, como a Exposição Momentânea,entre em contato.
    Muito obrigado pela visita.

    ResponderExcluir