sexta-feira, 1 de julho de 2011

Lançada Cartilha Ambiental de Aperibé‏


Na quinta-feira, 16 de junho, foi lançada no Centro de Convenções Ataíde Faria Leite a Cartilha Ambiental de Aperibé. Esta primeira edição traz várias informações como onde nasce o Rio Pomba, o caminho que ele percorre até chegar ao município e o pior desastre ambiental que sofreu. Além de uma entrevista com o Geólogo Edmilson Silva funcionário do Instituto Estadual de Floresta (IEF) de Barbacena, Minas Gerais. Entre outras coisas interessantes sobre o ambiente.
Para o secretário de Ambiente de Aperibé, Enilson Moreira, o intuito de produzir esta cartilha é para que todos possam aprender uma pouco mais sobre o Rio Pomba e o Ambiente. “Com essa cartilha podemos informar que o Rio Pomba não nasce em Cataguases, como muitos pensavam, e sim, em Barbacena. Tivemos a curiosidade de ir até a nascente em Minas Gerais com um grupo da secretaria. Através de contatos que fizemos com vários colaboradores, nos auxiliou a chegar ao local, lá pudemos fotografar e filmar e trazer essa informação tão importante para os aperibeenses,” declarou.
Ainda de acordo com o secretário, é muito importante ter um impresso como este. “Sempre fui um admirador do Rio Pomba, nós temos o privilégio de ser banhado por dois rios, mas o Pomba é o que passa na região urbana do município. Nos sentimos muito gratificados por estarmos como secretário e podermos passar para os jovens um aprendizado correto, que antes eu acreditava que o rio nascia em Cataguases. Então na posição que ocupo vi a necessidade de informar corretamente onde fica a nascente do Rio Pomba. Realizamos uma viagens de 4h, encontramos com Edmilson que é o chefe do IEF de Minas Gerais e responsável pela região de Barbacena. Ele nos levou ao local. Filmamos, fotografamos para passarmos isso aos alunos e professores, assim esses, possam passar adiante essas informações,” salientou.
Enilson espera que as pessoas sintam satisfeitas e tenham um aprendizado melhor sobre as coisas da área do Ambiente. “Aproveitamos este mês que é dedicado ao Ambiente para lançarmos esta cartilha. Esperamos lançar no próximo ano a segunda edição. Eu gostaria de agradecer ao prefeito dr. Flávio que nos proporcionou a verba para confeccionarmos este material, e também, aqueles que colaboraram para que isto fosse realizado, como : a secretaria de Educação e Cultura de Aperibé, o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais, Fundação Coppetec (Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos), Coppe/UFRJ, Nova Cedae e Colônia de Pescadores de São Fidélis,” concluiu.