quinta-feira, 9 de junho de 2011

Peça teatral Theatro de um Homem Só

Na quarta-feira, primeiro de junho, foi realizada no Centro de Convenções Ataíde Faria Leite a peça teatral Theatro de um Homem Só com o artista Alan Castelo Branco Xavier. A apresentação contou com várias fotografias de cidades da região por onde passou o artista. Essa foi a décima primeira das 100 que o artista pretende realizar.
Segundo Alan o Theatro de um Homem Só é um projeto que ele planejou há muito tempo. “Sempre trabalhei com teatro no Rio, teatro de companhia e sempre pensei na possibilidade de um espetáculo que fosse assim, um teatro de um homem só, um espetáculo que coubesse dentro de uma mala que pudesse percorrer as cidades e que pudesse ter uma certa flexibilidade na apresentação e, que fosse um trabalho autoral, num trabalho que eu concentrasse em mim mesmo desde da criação do texto, a atuação e a concepção de encenação do espetáculo,” frisou.
Idealizador do projeto Alan disse que este consiste em percorrer os 92 municípios do estado, fazendo uma pesquisa sócio-cultural de cada município e apresentando o processo de criação desse espetáculo que vai ser criado a partir dessa própria pesquisa. Fazendo em cada município uma nova apresentação. “Em cada cidade eu apresento novas cenas, novas circunstancias, sempre acrescento a cidade anterior na apresentação do dia, então é uma obra aberta, uma obra interessante porque ela vai sendo criada na medida em que eu viajo, eu diria em que conheço as cidades,” argumentou.
Ainda de acordo com o artista no sentido mais objetivo do projeto, é o conhecimento da característica de cada município que é fundamental saber e criar essa espécie de mapeamento. “O que se faz é muito bom e legal em saber quais são as características do município, se tem um teatro, uma biblioteca, um centro cultural, como o município funciona, socialmente falando, como a sociedade entende e compreende desde os habitantes até os administradores públicos, como eles entendem a cultura naquele município. É uma vivência muito importante para mim essa observação e, sem dúvida nenhuma e o contato e a possibilidade de criar a ponte que esse projeto cria, na minha opinião, é que me deixa mais fascinado,” declarou
Alan agradeceu pela receptividade que teve na cidade e que esta está de parabéns pela Casa de Cultura e Museu que tem. “Foi bem bacana, de todas as cidades que já percorri o Centro Cultural de Aperibé está de parabéns, é um lugar belíssimo e todas as pecas do museu foram doadas pela comunidade e por conta disso torna este lugar mais especial ainda,” concluiu.

EXPOSIÇÃO "OLHAR COM JEITO DE INTERIOR"

Aberta a exposição de óleo sobre tela intitulada ‘Olhar com Jeito de Interior’‏

Na terça-feira, 07 de junho, foi aberta no Salão Vivo da Cada da Cultura de Aperibé a exposição de óleo sobre tela intitulada ‘Olhar com Jeito de Interior’ do artista plástico Rodrigo Paulino. A mostra ficará aberta ao público até o dia 02 de julho.
Conforme disse Rodrigo a exposição busca no conjunto da obra retratar imagens que venham realmente confirmar a vida interiorana como ela é: natural, simples e bela. “Envolvi enumeras técnicas artísticas, expressando com uma forma de olhar para tais coisas existentes que fazem parte do meio ambiente rural, assim possibilitará que se possa perceber e admirar e, sobretudo, valorizar a questão fundamental do trabalho: a identidade,” declarou.
O artista acrescentou que bateu um recorde na confecção das telas que foi de janeiro a março deste ano o período para preparar as imagens que compõem esta coleção.
Segundo o presidente da Casa da Cultura, Marcelo da Cunha Hungria, que conheceu Rodrigo através de amigos da cultura de Cambuci e lembrou da primeira exposição do artista que foi em março do ano passado e representava a arte de pintar telas em cores neutras – o branco e o preto. Esta abriu muitas portas para que o trabalho do artista fosse conhecido e admirado. “Este ano Rodrigo resolveu que nos presentearia com outra coleção, agora não mais em cores neutras, mas voltada para um tema que tem a ‘cara’ de todos nós do interior,” argumentou.
Ainda de acordo com Marcelo a exposição ‘Olhar com jeito de Interior’ transmite a alegria da simplicidade das coisas simples de municípios do interior. “A grande importância de momentos como este, é a amizade que fazemos, a experiência que trocamos e os laços afetivos e histórico-culturais que criamos num intercâmbio que reforça a importância, o brilho e a força que a cultura interiorana tem,” concluiu.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

INAUGURAÇÃO DO NOVO PRÉDIO DA PREFEITURA - APERIBÉ

Será inaugurado na quinta-feira, dia 09 de junho, o prédio da sede da Prefeitura Municipal de Aperibé. Já com as presenças confirmadas do governador do Estado Sérgio Cabral, do vice Luiz Fernando Pezão e do presidente da Alerj Paulo Melo.
Segundo o prefeito com esta inauguração será a realização de um sonho. “São mais de dezesseis anos de emancipação, mas de um município de brincadeira. No entanto, nós estamos hoje dando uma possibilidade de construímos um Aperibé de verdade, um Aperibé com capacidade de gestão, priorizando a administração pública para que sobre recursos para investimentos nas áreas básicas,” argumentou 
O evento começará às 11 horas e para animar o público terão cinco shows: Cacalo, Raquel de Moraes, Edimilson, o Grupo de Pagode do Rio de Janeiro: Novo Estilo e fechando Junior e Gustavo. Além de barracas de comidas típicas.