quinta-feira, 9 de junho de 2011

Peça teatral Theatro de um Homem Só

Na quarta-feira, primeiro de junho, foi realizada no Centro de Convenções Ataíde Faria Leite a peça teatral Theatro de um Homem Só com o artista Alan Castelo Branco Xavier. A apresentação contou com várias fotografias de cidades da região por onde passou o artista. Essa foi a décima primeira das 100 que o artista pretende realizar.
Segundo Alan o Theatro de um Homem Só é um projeto que ele planejou há muito tempo. “Sempre trabalhei com teatro no Rio, teatro de companhia e sempre pensei na possibilidade de um espetáculo que fosse assim, um teatro de um homem só, um espetáculo que coubesse dentro de uma mala que pudesse percorrer as cidades e que pudesse ter uma certa flexibilidade na apresentação e, que fosse um trabalho autoral, num trabalho que eu concentrasse em mim mesmo desde da criação do texto, a atuação e a concepção de encenação do espetáculo,” frisou.
Idealizador do projeto Alan disse que este consiste em percorrer os 92 municípios do estado, fazendo uma pesquisa sócio-cultural de cada município e apresentando o processo de criação desse espetáculo que vai ser criado a partir dessa própria pesquisa. Fazendo em cada município uma nova apresentação. “Em cada cidade eu apresento novas cenas, novas circunstancias, sempre acrescento a cidade anterior na apresentação do dia, então é uma obra aberta, uma obra interessante porque ela vai sendo criada na medida em que eu viajo, eu diria em que conheço as cidades,” argumentou.
Ainda de acordo com o artista no sentido mais objetivo do projeto, é o conhecimento da característica de cada município que é fundamental saber e criar essa espécie de mapeamento. “O que se faz é muito bom e legal em saber quais são as características do município, se tem um teatro, uma biblioteca, um centro cultural, como o município funciona, socialmente falando, como a sociedade entende e compreende desde os habitantes até os administradores públicos, como eles entendem a cultura naquele município. É uma vivência muito importante para mim essa observação e, sem dúvida nenhuma e o contato e a possibilidade de criar a ponte que esse projeto cria, na minha opinião, é que me deixa mais fascinado,” declarou
Alan agradeceu pela receptividade que teve na cidade e que esta está de parabéns pela Casa de Cultura e Museu que tem. “Foi bem bacana, de todas as cidades que já percorri o Centro Cultural de Aperibé está de parabéns, é um lugar belíssimo e todas as pecas do museu foram doadas pela comunidade e por conta disso torna este lugar mais especial ainda,” concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário