O Teatro da Paixão de Cristo é uma prática cultural, onde a sociedade ao longo dos anos pode assistir uma trajetória de pessoas da comunidade que faziam esse teatro em praça pública e comoviam toda a população com cenas fortes da morte de Cristo. A população se mobilizava e fazia acontecer esse costume na cidade, tudo era um momento de reflexão, as pessoas produziam suas vestis para o grande espetáculo. Com o passar dos anos, a tradição do teatro da Paixão de Cristo se perdeu e a população há 20 anos já não mais realizava este teatro. Foi então, que se iniciou um trabalho de pesquisa na comunidade para se resgatar essa tradição na cidade, que hoje encanta pessoas do município e de outras cidades.
Segundo a diretora do departamento de Cultura, Jeane de Araújo Queiroz, em 2001, depois de muita luta se conseguiu realizar o espetáculo em praça pública com uma nova versão que a cada ano vem se aperfeiçoando cada vez mais, sendo utilizados indumentárias e cenários da época. “O espetáculo é assistido por mais de mil pessoas, dentre elas, visitantes de municípios vizinhos. Esse ano o espetáculo que é realizado pela Companhia de Teatro do Centro Cultural Pe. Peter Joseph Corbett, Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com as demais secretarias, a Paróquia de São Sebastião,
CIEP Brizolão 274 MariaAmélia Daflon Ferro. Este ano o evento completará doze anos no dia 29 de março de 2013 na Sexta-feira Santa,” declarou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário