terça-feira, 13 de setembro de 2016

EXPOSIÇÃO COLETIVA "Pinturas e Esculturas"

Na terça-feira, 13 de setembro, foi realizada a abertura da exposição "Pinturas e Esculturas" dos artistas Anderson Gomes, Leonan Denevitz e Rodrigo Gomes, no Espaço Cultural Maria de Lourdes M. Bragança, anexo ao Museu Casa de Cultura de Aperibé, na Praça Francisco Blanc, em Aperibé. A mostra poderá ser visitada até o dia 05 de novembro deste ano.
Rodrigo Gomes - Anderson Gomes e Leonan Denevitz

Segundo o presidente da Casa da Cultura, Marcelo da Cunha Hungria, a exposição faz parte da Décima Primavera de Museus, temporada cultural nacional coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “É com grande alegria e satisfação que abrimos mais uma exposição neste local de cultura em nosso município. Aproveitar para convidar as pessoas a visitar esta exposição de artistas de nossa região que muito nos honra com belos trabalhos,” declarou.
Marcelo Ungria, Andersom Gomes, Rodrigo Gomes, Adriana de Castro, Leonan Denevitz e Henrique Resende

O artista plástico Henrique Resende que prestigiou a abertura da exposição falou um pouco sobre os expositores. “Há alguns anos, precisamente em 1999, durante minhas primeiras experiências no ensino da pintura, tive a oportunidade de conhecer e iniciar uma convivência com os três artistas que hoje fazem parte desta exposição. Àquela época, já me chamava a atenção uma característica que ainda podemos observar até mesmo de maneira mais evidente que é a experimentação. Anderson Gomes, Leonan Denevitz e Rodrigo Gomes, embora usando como suporte a convencional tela (que muitas vezes são montadas sobre painéis de madeira), abusam positivamente de variados tipos de tintas e afins, como se as incertezas da busca dialogassem com a necessidade de uma resposta, trazendo para os trabalhos algo muito humano e próprio dos artistas expressionistas. Aliás, esse experimentalismo pode ser notado não só no uso dos materiais como também nas inúmeras texturas produzidas pelas ferramentas próprias ou não dos pintores,” salientou.
Henrique acrescentou que cada um a sua maneira constrói as suas imagens através de um mesmo conceito pictural: criam no plano bidimensional, espaços contemporâneos e neoexpressionistas. “Em muitos trabalhos os três pintores deixam transparecer cenas autobiográficas e densamente construídas por universos quase sempre sombrios. 
                                  Anderson chega ao resultado de forma mais violenta e visceral.
SEM TÍTULO  - TÉCNICA MISTA S/ TELA - 122X145



                                                  Leonan mostra uma personalidade mais lírica

SEM TÍTULO
TÉCNICA MISTA S/ TELA
 33X46

                                    e Rodrigo toca nos sentimentos de maneira mais elaborada.
"VÉU-33 SEMANAS"TÉCNICA MISTA S/ TELA -
43X43

 Isso é um pouco do que podemos perceber nesta exposição,” concluiu.
A amostra tem recebido diversos visitantes e admiradores. Nas imagens a baixo uma turma do C.E. "Frei Tomás" (Itaocara), que participou de um bate-papo com o artista Rodrigo Gomes no último dia 20.

                             

     OBRAS EXPOSTAS:

''MAGRITTE"
 ESCULTURA
100X193X110
ANDERSON GOMES

DETALHE DE "MAGRITTE"



''SEM TÍTULO"TÉCNICA MISTA S/ TELA
 122X145

ANDERSON GOMES
DETALHE
"SALOMÉ"
ESCULTURA
30X25X24
ANDERSON GOMES

"SALOMÉ"
ESCULTURA
30X25X24
ANDERSON GOMES
"8 SEMANAS"TÉCNICA MISTA S/ TELA -
43X43
RODRIGO GOMES


"CARTAS PARA THEO"TÉCNICA MISTA S/ TELA -
43X43
RODRIGO GOMES
"CORAÇÃO"
TÉCNICA S/ TECIDO E TABULEIRO
43,5x65
RODRIGO GOMES









                         ‘‘ESCADA DO GÓLGOTA’’
                            ESCULTURA
   
                        500X56X46
                              RODRIGO GOMES



DETALHE




Nenhum comentário:

Postar um comentário