Unindo arte, fotografia e performance, Alexa Meade inova na forma de pintar
A artista plástica americana Alexa Meade, de apenas 23 anos, surpreendeu o mundo virtual inovando na forma de pintar. Ao invés de usar telas planas, ela faz a arte sobre o próprio elemento retratado. Meade utiliza uma técnica própria, com tinta acrílica, o que faz com que a realidade pareça uma figura bidimensional, entre modelos e ambientes arquitetônicos.
O processo se dá através de um trabalho fotográfico prévio, medindo a luz do ambiente e do objeto retratado, pintura dos componentes com cuidado, respeitando luz, cor da pele, detalhes e expressões, além de contar com as performances dos modelos ou, se preferir, das “obras de arte”. Segundo Alexa Meade, os modelos que ela utiliza são transformados em personificações da interpretação do artista, da sua essência. “Quando vemos uma fotografia ou vemos a instalação pronta, as pessoas que estão por detrás do trabalho desaparecem eclipsadas pelas suas próprias máscaras”. A coleção destes trabalhos leva ao extremo o lema “a arte imita a vida”, utilizando técnicas de trompe l’oeil, em que se constroem truques de perspectivas, criando uma ilusão óptica que mostra objetos que não existem realmente.
A artista plástica – que é formada em ciências políticas e fez parte da campanha de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos – tem sido considerada pelos críticos de arte como um gênio da pintura por quebrar os paradigmas vigentes, dada a mudança de percepção na forma como vivemos e interpretamos as relações espaciais, alimentando nosso interesse intelectual entre a percepção e a realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário